Ir e Seguir

Segue-me
E lá estava eu a tremer por dentro, como se isso me demovesse de articular alguma palavra. Peguei naquele friozinho instalado na base da barriga e utilizei-o como sempre faço. Fui. Segui. Fico louco de emoção quando vou à escola e tenho a oportunidade de me lembrar ali sentado em cadeiras como aquelas. Pequeno. Miúdo. Cheio de sonhos. Vejo-me a crescer até hoje e a rapidez com que isso aconteceu deixa-me uma lágrima espreitando a turma. Na minha frente crianças ávidas de saber, de ouvir o que tinha para dizer. Silêncio. Sorrisos. A expectativa do que trazia para dar. Peço-lhes para que cresçam devagar devagarinho, que explorem cada milímetro da oportunidade de crescer sem pressa, sem vertigem, sem precipitações. Digo-lhes que cresci depressa demais. Peço-lhes que olhem à sua volta, que reconheçam quem faz parte do seu caminho. Que se cuidem e que cuidem de quem deles precisa. Que sejam exemplo de ternura e de tolerância. Que sejam felizes e que consigam reconhecer nas tristezas a oportunidade de não ficar tolhido pelos medos, de avançar, de viver. Que vão. Que confiem. Que sigam quem sempre está consigo.

Perante o convite de "Vem e Segue-me, Estou Contigo" não podemos dizer que não, não podemos nunca. Ter uma nova vida não é deixar toda a vida que temos em nós, é apenas mudar o que nos pode valorizar, o que nos torna melhores, o que nos possa tornar eternos porque a forma como vivemos deixa nos outros vontade de nos ter em si. Transformar a nossa vida, naquela sala de aula, é tão simples como fechar os olhos e respirar fundo, encontrar vida dentro dos nossos olhos, e lá fundo, no coração de menino que todos temos, encontrar uma resposta que nos faz sorrir ou que nos faz tremer e depois, nessa correria entre nós e os que nos querem, proporcionar encontro de felicidade, de crescimento lento e capacitador, de alegria terna em torno dos que nos ajudam.

Falar de Protecção Civil tendo como música de fundo "Vem e Segue-me". Ouvir do lado de lá um Contigo Irei. Toma a minha vida nas tuas mãos, diz-me o que fazer com ela, como posso conservá-la, como possa ver a ceara crescer, descobrir uma nova vida que há para lá do horizonte. Falar de como podemos estar mais seguros, de como podemos estar prevenidos, de como podemos aprender e ensinar, mantendo sempre a imagem, quando fechamos os olhos e depois os abrimos de novo, dos que nos protegem, que nos ajudam nos momentos menos bons. Não há sismo nem incêndio que resista a "Contigo Irei", colocando os seus pés pequenos nos passos que eu dou ocupando espaço com os meus próprios pés.

Estar vivo também é estar protegido, é estar atento e é sobretudo não esquecer o que temos para fazer e a quem devemos seguir. Cresçam devagar devagarinho, não me deixem aqui a olhar para as vossas cadeiras vazias enquanto saem a correr em busca da vossa vida. Sejam brandos com o tempo e não esqueçam de fechar os olhos, respirar fundo e encontrar felicidade dentro do vosso coração, sobretudo quando os momentos tristes vos baterem à porta e cada um de vós possa responder que está preparado.

Vem e Segue-me. Estou contigo. Contigo Irei, falar ao coração dos Homens que vou pescando para não ficar na praia enquanto mar vai e mar vem. Estou Contigo. Cresce devagar devagarinho. Não fiques a olhar para a tua cadeira vazia, sobe nela e vê para lá do horizonte...

Comentários

Mensagens populares