O Colle do Mundo

Bosco
Sinto-me agora como se tivesse acordado no meio do campo e o frio se instalasse em mim. Estou no sonho de Dom Bosco e a Luz Divina que me chega da Senhora, enche o meu coração de ternura. Tenho saudades de João Bosco, de não ter podido viver o seu tempo, de não ter podido falar com ele. Tenho tanta coisa para lhe dizer! João corre colina abaixo e vem ter comigo, grita de alegria e chama por todos nós. Abraça-me de um salto e quase caímos ao chão. O mundo roda sobre as nossas cabeças e o espaço vazio enche-se de gente, de um amar verdadeiramente edificante. O muro que suportava o telheiro dos Pinardi tornou-se cordão humano dos que suportam a obra gigante no mundo. Dom Bosco não morreu nunca...

As pedras são as pessoas que constroem edifícios com a sua vida e eu não consigo esquecer isso. Estou sentado no topo do Colle, o calor não me importa, quero apenas ouvir o nada enquanto as mãos percorrem as contas do terço de madeira que trago ao pescoço. A Eucaristia é hoje um encontro entre o Sonhador e a Auxiliadora e o coração salta-me no peito, não a posso perder, não a perderia por nada. Os rapazes são de hoje, o amor é intemporal e o trabalho é necessário. Temos tudo o que é preciso e avançamos sem demora. Somos Santos dos jovens porque a Santidade é para todos. Somos o que sabemos fazer, somos o que sabemos ser, somos o que for preciso para que o sonho nunca termine ou para que a sociedade nunca deixe de procurar sonhar melhor. Dom Bosco não morre nunca...

E agora? O que fazer com o tesouro que aprendeste a viver em ti? Não sei bem. Sei apenas que quando acreditas, as coisas acontecem e sempre que a dúvida te quer vencer, o rumo da estória muda e tu ficas de novo no topo do Colle a sentir que todas as partículas do universo assumem o seu lugar, depois, aí, tudo faz sentido de novo, arrumas o terço no peito e segues a correr colina abaixo. Dom Bosco nunca irá morrer nas tuas mãos, porque o que ele melhor fez foi dar vida em abundância, e essa, eu não perderia por nada deste mundo. 

Fecha-se a porta da Basílica em Valdoco. Fecham-se todas as portas de Chieri até Morialdo. Os jovens estão a salvo! Dom Bosco que é santo, descansa já no coração dos que continuam a sua Missão, a Missão que És. Sinto que estou no meio do sonho, mas não estou sozinho, nem sinto frio, nem tenho medo. Quero apenas o que todos querem, mas apertando as contas do terço, fazendo contas da vida e estando cheio de saudade do João Bosco que continua a olhar para a minha vida, lá do cimo do Colle, onde fica a minha casa e a tua... 


Comentários

Mensagens populares