No minimo são 3

Mínimo: 3

A vida é muitas vezes um filme: a minha vida é sempre no mínimo 3. Antes de ser pai dos rapazes, já me sentia muitas vezes pai, nalgumas circunstâncias. Nunca pedia para ser bom, nem fugia de ser só assim-assim, quando projetava o futuro. Não sabia o que era ser pai, antes deles, mas sempre soube olhar as crianças do lado delas, no tamanho delas, à altura delas. Sempre soube falar a sua linguagem, estar lá no momento certo, receber, estar, fazer acontecer.

Os filmes começam quando te preocupas, quanto vês problemas antes deles acontecerem, ou pior, quando vês problemas onde eles não existem. Então aí começas a complicar. Colocas-te de pé e falas de cima para baixo, dizes coisas chatas, mesmo e no momento em que as estás a ouvir enquanto as dizes (e pensas para ti: quem é este tipo????). Depois fazes pausas dramáticas, dizes piadas sem graça nenhuma porque estás apenas a ironizar e começas a ver o público a encolher. Já foste... desliga-se o íman, perdes o poder de atração...

Temos a convicção de que queremos o melhor para eles, mas cá para mim que agora não me ouço, tenho mesmo é a pretensão de que eles façam o que é melhor para mim, por isso lhe exijo coisas que eles sabem lá o que são na sua vida, são apenas coisas que eu quero para a minha vidinha naquele momento ser mais fácil, mais cómoda, mais "minha".

Ela é uma cena cá de casa, vem de vez em quando, e sendo nossa, nunca será minha a pontos de lhe dizer coisas de cima para baixo, mas preocupo-me e ainda assim, falo com ela a partir da sua altura, deixo-a viver. Ainda não sei bem o filme dela. Confio. Eles são dois filmes diferentes e em boa verdade, têm tanto de comédia como de drama, porque crescem e muitas vezes querem lá saber de arrumar capítulos, querem apenas rodar a próxima cena.

Sou um crítico de cinema muito chato, e apesar de por vezes dizer de forma leve que estou ali nos bastidores, a verdade é que no fundo, nas filmagens de todos os dias, estou sempre na boca de cena, e sou chato por isso, e esqueço-me de dar espaço... pelo menos 3...

Comentários

Mensagens populares