Princípios de Vida

A vida no principio
As mãos pequenas das crianças abarcam sonhos maiores do que o seu próprio abraço consegue suportar. O coração é enorme, os olhos abrem-se muito ao mesmo tempo que os sorrisos obrigam as suas bocas pequenas a sorrir também. O campo enche-se de barulho bom de meninos e meninas que correm em todas as direcções. No céu, aves de rapina, por cima das nossas cabeças, entre as videiras brilhantes, pássaros comuns que procuram minhocas no chão molhado pela chuva.

O mundo está cheio de oportunidades de fazer pessoas melhores, de ensinar cada um a trabalhar a vida com aquilo que a vida lhe traz às mãos. As nossas mãos, pequenas ou grandes, quando se abrem permitem que todos os sonhos aterrem sobre elas, se abriguem nelas, sejam parte delas e assim se moldam as coisas bonitas dos dias. Desta vez as mãos construíram com pedaços de madeira, casas para alojar insectos auxiliares da vinha. Aos olhos das crianças, o trabalho de suas mãos transformou bichos estranhos em insectos felizes, transformou um mundo invisível num acontecimento que nos orgulha.

A vida é uma enorme, cíclica e renovada descoberta materializada em oportunidades penduradas em todo o lado. Hoje fomos muito felizes porque vimos crianças à chuva, crianças a afagar joaninhas, crianças escondidas na vinha, crianças a identificar ovelhas, crianças a quererem ser águias, crianças a pisarem campo, crianças a cair, a saltar, a enternecerem-se com um cordeiro que perdeu a mãe e a deixarem rolar uma lágrima enquanto sorriem. Pela primeira vez assistiram à vida em movimento, num ninho de chapim, com duas crias envoltas num abraço de sobrevivência, enquanto a mãe procura no mundo o alimento que faz falta. Hoje tivemos um dia diferente...o alimento que faz falta como principio de vida...

Não imaginam como é, assistir a isto por detrás da vontade enorme de nunca parar de viver assim...

Comentários

Mensagens populares