Encontro Inicial

Primeiro Encontro

O Encontro Inicial do Adulto com o Escutismo, é tal qual como os primeiros encontros que se vivem em vários momentos da vida de homens e mulheres. O primeiro encontro no namoro, a entrevista para o primeiro emprego, o encontro com o primeiro filho que nasce. Um misto de medo, de expectativa e um turbilhão de sensações que crescem dentro e nos deixam com todos os sentidos despertos. Nos outros primeiros encontros da nossa vida, experienciamos as dúvidas, as incertezas. Será que estou à altura? E se eu não for capaz? E se não conseguir responder à altura do que esperam de mim? Depois, num salto, rodamos no sentimento e experienciamos a euforia. Isto é para mim! Vou dar tudo o que tenho! Vai ser espectacular! O encontro inicial, tal como outros primeiros encontros, tem que ser capaz de ser este misto que nos mantém atentos, disponíveis, humildes e capazes de decidir.

No Escutismo, o Adulto é fundamental, porque, como dizia B.P. - Não há educação possível sem uma certa relação com um adulto. E não se trata do Adulto isolado, trata-se antes da lógica areia + cimento. A areia é composta por grãos individuais que se desagregaram da rocha mãe (base identitária), re-unidos são FORÇA, juntos conseguem a TRANSPARÊNCIA do vidro, integrados conseguem PURIFICAR a água que os atravessa. O cimento sozinho não actua, mas serve de ligação que assegura FORTALEZA, que confere ESTABILIDADE e que reage com a água, a mesma água filtrada pela areia. O Adulto no Escutismo tem que ser grão de areia, pronto a relacionar-se com o cimento que são os outros adultos e assim, em estabilidade, continuar a filtrar e a reagir com a água que são as crianças e jovens a nosso cargo.

O Adulto no Escutismo vai construindo o seu percurso escutista, a par do seu percurso de vida. Não podemos esquecer nunca quem somos, de onde vimos, o que fazemos e mais importante ainda, não podemos esquecer nunca quem espera por nós, quem conta connosco (os nossos). A família é o garante da estabilidade do Adulto no Escutismo, a primeira linha da nossa existência e a razão central do serviço que prestamos ao outro. Por isso, cada Adulto, antes de desenvolver uma missão no Escutismo, tem que ser capaz de assumir e viver as suas múltiplas missões fora do movimento, e cada um tem pelo menos 3 destas missões. O Adulto é filho(a), irmão(ã), namorado(a), marido, esposa, pai, mãe, funcionário(a), colega, professor(a), chefe, líder, conselheiro(a), vizinho(a), treinador(a)…Ser Adulto, ser Dirigente no CNE, é ser também um pouco de tudo isto…em simultâneo…

O Adulto no Escutismo deve aspirar a manifestar um conjunto de atitudes determinantes para a sua missão. Ter princípios e valores (respeito), assumir compromisso (confiança), promover segurança (tranquilidade), ser activo (dinâmica), viver na fé (acreditar), ser testemunho (exemplo). Estas atitudes, esta missão, fazem cada vez mais sentido num mundo em que os pais estão cada vez mais ausentes da vida dos seus filhos (modo geral). Essa ausência não é propositada, mas tem vindo a ser consentida e algumas vezes, sem alternativa viável. O que é facto é que os pais encontram-se a braços com a carreira profissional, com as dificuldades económicas, com a desagregação da família, com a crescente monoparentalidade como estrutura familiar, com a proliferação das famílias mistas (os meus, os teus e os nossos – e isto não é mau por natureza...). 

Assim, no pouco tempo disponível, o adulto quer continuar a ser modelo e exemplo, mas na ausência da confiança, impera a disciplina, na ausência da relação, impera a permissividade exagerada. Umas vezes o excesso de regras, noutras a ausência das mesmas. A linguagem entre pais e filhos não será, nalguns casos, garante de proximidade nem de aprofundamento da relação que se esperaria. Falta tempo. Sobra vazio. Por outro lado a escola (apesar dos mais recentes esforços) continua a não lidar bem com a individualidade, com o percurso de cada um, com os diferentes ritmos, continua a escolher pelas crianças, obrigando-os a seguir um figurino que serve cada vez menos.

O Mundo quer que as nossas crianças não se sujem, que não desarrumem, que estejam ocupados, que não brinquem na rua, que não nos envergonhem.

O Escutismo quer que as nossas crianças decidam por si (autonomia), que experimentem o mundo (identidade), que sejam solidárias (cidadania), que protejam a Natureza (sustentabilidade), que acreditem (Fé), que sejam felizes (realização).

As crianças, tantas vezes andam emaranhadas neste sistema de dualidades, sem saberem bem como se podem salvar!

As crianças salvam-se sozinhas… se lhes dissermos que SÃO CAPAZES, se lhe mostrarmos como NÓS FAZEMOS, se lhes pedirmos que inovem e façam MELHOR, se as deixarmos ERRAR, se as deixarmos EXPERIMENTAR, se lhes dermos essa RESPONSABILIDADE. SÃO AS CRIANÇAS QUE NOS SALVAM A NÓS.

Por tudo isto B.P. sempre defendeu que o Adulto no Escutismo deve: ter disponibilidade (PRESENÇA), espírito jovem (HUMILDADE), procurar compreender os jovens (ENTENDIMENTO), dar atenção a cada um em particular (INDIVIDUALIDADE) e desenvolver o espírito de grupo onde todos são um único esforço (UNIÃO).

Adultos do Movimento Escutista:
DENTRO DO VOSSO CORAÇÃO, ESQUEÇAM POR UM MOMENTO OS NÓS, AS SUBIDAS DE SERRAS, AS DESCIDAS DE RIOS, AS NOITES DE AVENTURA E AS MANHÃS DE RAIDE PELO CAMPO;

DENTRO DO VOSSO CORAÇÃO, ENCONTREM UM ESPAÇO VAZIO PRONTO A SER PREENCHIDO COM AS VIDAS DE OUTRAS PESSOAS QUE QUEREM SER COMO VÓS, QUE QUEREM FAZER, QUE QUEREM CHEGAR, QUE QUEREM FAZER A DIFERENÇA;

DENTRO DOS VOSSOS CORAÇÕES, CRUZEM ESSE ESPAÇO COM O ESPAÇO OCUPADO PELAS VOSSAS COISAS, PELA VOSSA FAMÍLIA, PELO QUE MAIS GOSTAM, AQUELAS EM QUE ACREDITAM, AS QUE VOS IDENTIFICAM, AS QUE VOS FAZEM MAIS FELIZES;

DENTRO DO VOSSO CORAÇÃO SEJAM SINCEROS, NEM TODA A GENTE GOSTA DE SER HOMEM-CRIANÇA OU MULHER-CRIANÇA E COM A FORÇA QUE VEM DESSA SINCERIDADE DEIXEM ACONTECER NA VOSSA VIDA;

DENTRO DO VOSSO CORAÇÃO ESTÁ ASSIM UMA CRIANÇA QUE APESAR DE TER CRESCIDO E SEGUIDO A SUA VIDA, TORNANDO-SE UM ADULTO, CONTINUA A CONSEGUIR FAZER CARETAS, CORRER, SALTAR, CANTAR, SUSPIRAR, CONSTRUIR, SONHAR, RIR ATÉ CHORAR, CAIR, VOLTAR PARA TRÁS, TER MEDO, GUARDAR UM SEGREDO, FAZER SORRIR OS OUTROS E NÃO SE PREOCUPAR COM COISAS QUE NÃO TÊM QUALQUER PREOCUPAÇÃO.

VIVAM O IDEAL DE B.P. E FAÇAM AS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS FELIZES!

Comentários

Mensagens populares