E se Jesus fosse Família?

Nós

E se Jesus fosse da minha família? E se Ele fosse o meu irmão e acordasse no mesmo quarto que eu? E se ele fosse o beijo doce da minha mãe e o olhar terno do meu pai? E se Ele fosse o meu pai, completando a minha família? E se Ele fosse a minha mãe, agora que a minha mãe já não está por perto? E se Ele fosse a minha avó velhinha ou a minha tia de quem todos fogem porque ela nos aperta as bochechas enquanto nos chama bebé? E se Ele fosse a minha madrinha que vive noutro país e regressa sempre no Natal? E se Jesus fosse aquela professora de quem tanto gosto, que é quase da minha família? E se Jesus fosse o meu amigo preferido, que me dá sempre a vez na fila para o almoço? E se Jesus fosse eu … sim, e se Jesus fosses tu?

E se Ele fosse sempre presente na tua vida, de um jeito que tu não pudesses nunca esquecê-lo, de um jeito que tu não pudesses nunca viver sem ele, nem esconder-te dele, nem fugir dele? E se Ele fosse as tuas mãos pequenas e vivas que ficam postas sobre o teu peito quando rezas antes de adormecer? E se Ele fosse as tuas mãos pequenas e vivas que fazem vida com o brinquedo de que mais gostas enquanto voas pela rua? E se Ele fosse as tuas mãos que nunca param de voar ao mesmo tempo que todos te dizem que tens de aprender, de crescer, de estudar, de trabalhar? E Se Ele fosse as tuas mãos pequeninas que procuram e remexem na vida, procurando uma razão para existir e 2 mil razões para ser feliz? E se Ele fosse a brincadeira de que mais gostas? E se Ele fosse o sorriso daquela miúda linda que não consegues esquecer? E se Ele fosse as tuas mãos trémulas e nervosas que tocam a mão daquele rapaz de quem tanto gostas, pela primeira vez…?

E se Ele fosse a minha boca quando cansado, triste e sem forças, ralho com os meus filhos ao final do dia quando a única coisa que eles querem é ter a minha atenção? E se Jesus fosse o livro que eu finjo que leio todas as noites enquanto adormeço torcida na bandeira da cama? E se Ele fosse o abraço que não dou todos os dias no meu marido, ou na minha esposa? E se Jesus fosse sempre eu a querer mais da vida e a dar mais aos outros e a querer ser mais feliz. E se Jesus fosse eu a arriscar mudar de emprego? A arriscar amar? A correr o risco de fazer tudo de novo só por acreditar no meu coração? E se Jesus fosse o meu coração…

O Dia da Família lembra-me sempre as famílias que não estão em dia porque não têm Jesus. Ou as famílias que não têm um único dia para ser família. Ou as famílias que se demitem de o ser porque a vida vai-nos cegando, vai-nos prendendo os movimentos, vai-nos gastando as forças, vai-nos roendo os sonhos, vai-nos derrubando ao mesmo tempo que nos obriga a continuar de pé… muitas famílias morrem de pé, continuam a andar, mas já morreram por dentro, porque deixaram de ser Jesus em tudo o que procuram fazer dos seus dias. Deixaram de ver Jesus no seu irmão, no seu pai, na sua mãe, na pessoa que amam, no vizinho, no colega, no professor, no pedinte de rua, no doente no hospital, no senhor da fila das finanças, no pobre, no sozinho, em si mesmos…

Muitas famílias sobrevivem numa espécie de montanha russa para onde se entrou devagarinho, ainda feliz com a viagem por fazer, ainda a observar a paisagem em volta, a ver os rostos dos que ficaram no chão, com alguma inveja, só a ver. Olhamos assim para baixo e tudo parece um sonho. Estamos felizes. Estamos juntos. Alguns dos que olham para nós, lá de baixo, ainda nos gritam: - força, tu vais ser capaz. Aproveita, diverte-te, sê feliz… uma montanha russa para onde se entrou devagarinho, mas rapidamente se transforma numa montanha russa de onde não conseguimos sair porque a velocidade aumentou demais, já não controlamos as nossas emoções, deixamos de reconhecer os rostos dos outros que, no chão, ainda olham para nós, e continuamos perdidos, sem saber o que fazer, girando para cima e para baixo, em torno de nós próprios, incapazes de parar a máquina… e depois gritamos que queremos sair, mas ninguém nos ouve, todos pensam que os gritos são de alegria, de loucura boa, mas não…são de medo, são de tristeza, são de angústia…mas por fora parece estar tudo bem, aparentamos normalidade…mas por dentro, deixámos de reconhecer Jesus e perdemos a família na velocidade estonteante da vida…

A família de Jesus não é aquela que foi criada há mais de 2 mil anos, é a tua de agora. Sabias disso? Sabias que Jesus nasceu numa família para que tu hoje sejas a sua família? Sabias que as palhinhas quentes onde o menino chorou a primeira vez são hoje o coração da tua mãe? E sabias tu que a preocupação em saber amar Jesus que José sentiu naquele dia na gruta, é exactamente igual à preocupação que o teu pai hoje tem para te amar?, e a ti?, e a ti?. Sabias? Tinhas já sentido isto? Sabias que um dia Jesus perdeu-se dos pais, a caminho de casa, da mesma forma que os teus filhos hoje se perdem? Sabias que Jesus saiu de casa para desempenhar a missão em que acreditava, da mesma forma que os teus filhos hoje se fazem à vida? Sabias que Jesus transformou água em vinho para te dizer, ainda hoje, que as pessoas podem mudar? Sabias disso? Sabias que Jesus continua a viver e a acordar na cama ao lado da tua? Que Jesus é mesmo o irmão com quem tu brincas? Sabias que Jesus está contigo quando tu levantas a mão para responder na aula e sentes um arrepio na barriga? Sabias que é Jesus aquele que sofre na tua família e tu já não queres saber? Sabias que é Jesus que te ama, que te ensina a amar aquela miúda bonita ou aquele rapaz carinhoso que perdeu o medo e disse finalmente que gostava de ti?

Jesus é da tua família!!! Jesus é a tua família!!! Jesus é cada uma das pessoas que vivem na tua casa! Jesus és tu! Sabes quando? Quando abraças, quando ris, quando choras por amor e quando vences os medos que habitam no teu coração. És tu quando ajudas, quando aceitas, quando compreendes, quando apoias, quando facilitas, quando te levantas, quando cantas, quando corres, quando brincas…
Jesus não é o se fosse…Jesus é aquele que é e aquele que faz com que tu faças…Jesus é o pai que não entendes ou o pai que já não tens…Jesus é a mãe com quem tu refilas ou a mãe que já não vive contigo…Jesus é o teu filho mal comportado ou o filho que já perdeste… Jesus é o teu filho que virá ainda…

Jesus é a tua família e tu és o Jesus que falta na vida de tantas famílias…não percas tempo…o tempo é agora, a vida não espera por ti… VAI LÁ…VAI…AGORA…ABRAÇA A TUA FAMÍLIA…

Comentários

Mensagens populares