Bom dia Rua, Bom dia Mundo


Rua do Mundo
É sempre assim pela manhã. Somos nós que os vamos acordar. É garantido que dormiriam profundamente toda a manhã, sempre assim foi, pois ainda com meses dormiram sempre entre 12 e 14 horas. Mas, em dia de escola, não pode ser. Custa-nos tirá-los da cama, em braços, quentinhos e envoltos em sonhos bons de final de noite tranquila. Eles rodam em nós procurando posição confortável para continuar a dormitar em nosso colo, mesmo o irmão mais velho que ainda cabe num colo bem preparado.

Ao som de uma lenga-lenga suave que começa em surdina, encaminhamo-nos para a janela da varanda que se abre sobre o montado a perder de vista. Chega-nos ali uma ameixeira em flor. Os raios de sol batem no murete sobre o telhado de baixo e os pássaros estão já perfilados no fio eléctrico, ainda cheira a final de verão. Ou então a água já escorre pela parede fria até ao chão onde surge o Milo, o nosso gato, fugindo da chuva que promete engrossar nesse dia, já cheira ao inverno dos natais. É sempre assim pela manhã, eles acabam de acordar a ver a rua, a ver o mundo, a ver o que temos na frente da vista e a imaginar como estarão a acordar outras pessoas, noutras terras, noutras janelas.

Continuam enrolados em nós até serem chamados por um pássaro ou pelo Milo que mia lá em baixo, ou pelo vento assobiante rua acima, ou pela água que cai do céu. Continuamos a cantar baixinho “bom dia, bom dia, bom dia a toda a gente, eu hoje vou p´ra escola e por isso estou contente...” Erguem-se lentamente e a primeira coisa que veem é mundo que já acordou para eles. É campo, é vida a despertar. O mundo começa aqui e não tem fim, vai longe. O mundo foi acordando em todo o lado durante a noite e noutros locais longínquos as pessoas adormecem agora. Gostava de estar aí! – diz o mano mais velho! Aí onde? – pergunto eu! Nesse sítio onde as pessoas vão começar a dormir agora…

Pois, vamos lá então tratar de viver o resto do dia, do lado de cá do mundo, do lado de fora da janela, ao encontro das pessoas que já acordaram :)

Comentários

Mensagens populares